Não é preciso um grande motivo pra ser e fazer alguém feliz!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Tomates ao forno da Nigella (tomate seco genérico)

Mais uma contribuição para o Jejum de Daniel.


Olá meus amores. Eu estava namorando essa receita da Nigella( do livro: Nigella express) há um tempão. Essa é uma receita de tomate seco genérico... fica bem suave (bem melhor do que os tomates secos comprados por aí)  e com um gostinho delicioso. EU AMEI! E o bom é que serve pra ser usada em um montão de coisa... como aperitivo, saladas, massas, com patê de queijo ( queijo de cabra, de búfala, ricota e etc) e mais o que a imaginação permitir.


É extremamente fácil de fazer. Vou passar a receita na íntegra  e as pequenas modificações que fiz, devido ao Jejum de Daniel. 

Você vai precisar de:
  • 500g (cerca de 24) tomates-cereja  (Eu usei 2 caixinhas de tomatinho sweet, que acho bem mais docinho e bem mais gostoso, Aconselho fazer com ele, pois o tomate cereja normal é ácido.)
  • 1 colher de chá de sal comum
  • 1/4 colher de chá de açúcar (Usei 2 colheres de chá de açúcar mascavo) 
  • 1 colher de chá de tomilho seco (usei 2 colheres de chá de tomilho fresco e amei)
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva (usei um pouquinho a mais para regar)
Preaqueça o forno a 220ºC
Misture o azeite, o sal e o açúcar.
Corte os tomates ao meio, regue com a mistura, misture bem e ajeite numa assadeira com o lado cortado virado para cima. Polvilhe com o tomilho.
Ponha no forno e imediatamente desligue o calor. Deixe os tomtaes no forno, sem abrir a porta, durante a noite ou por um dia inteiro.

Segundo a Nigella, essa receita pode ser feita com tomates maiores também. Basta cortá-los em pedaços irregulares.

Quando tirei do forno, reguei com um fiozinho a mais de azeite e guardei num vidrinho. Dura alguns dias na geladeira.



Um toque a mais para a nossa salada (e muitas outras coisas) de cada dia. 
Viciei!!!!!!!!!!!

Como fiz essa receita na sexta-feira, quando ainda não estava fazendo o Jejum,  preparei um patezinho processando alguns queijos que estavam na geladeira (queijo curado, queijo frescal, requeijão cremoso), iogurte natural, sal e uma pitada de alho em pó.  Fiz com carinho pra minha mãe e deixei na geladeira com um bilhetinho!


Como não podemos beber leite normal e seus derivados (só o de soja) durante o jejum, vou tentar fazer um patê com queijo tofú. Vamos ver no que vai dar.

(UPGRADE: Acabei de fazer o patê com queijo tofu e até que ficou bom. Processei 1 pedacinho de queijo com um pouco de iogurte natural de soja, sal e 1 dente de alho. Passou no meu controle de qualidade. rs)

Mas façam esses tomatinhos. Eles são viciantes!

Um bjo e fiquem com Deus.

Nenhum comentário: